Um dia, logo no meu primeiro semestre do curso de Pedagogia, lá em 2013, um despachante me perguntou com ar de assustado: - Você vai até o metrô Armênia para fazer PEDAGOGIA????
E eu respondi que sim, com toda humildade, simplicidade e ingenuidade que uma recém graduanda tem logo no início do curso...
Eu ainda não havia estagiado, não tinha nenhuma experiência na educação e por isso ainda não amava meu oficio como amo atualmente.
Hoje, tenho a consciência da importância e do valor do meu trabalho na vida de toda família.
Não tenho a intenção de salvar o mundo e nem me acho capaz disso, mas seu da responsabilidade que um Professor carrega em suas costas quando entra em uma sala de aula.
Responsabilidade de olhar toda uma turma, transmitir conteúdos, proporcionar condições para aprendizados e trocas de experiências e, ao mesmo tempo, olhar cada rostinho, cada história por trás de cada bagunça, birra, inquietação ou isolamento.
Responsabilidade de prestar em cada detalhe diferente que aconteça com cada um daqueles pequenos seres em desenvolvimento.
Eu costumo dizer que para ser Pedagoga gostar de crianças é muito pouco, é necessário GOSTAR DE ESTAR COM ELES, FAZENDO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DE CADA UM.
Portanto, hoje eu falo com orgulho, as famílias deveriam valorizar mais os professores, e eu não estou falando de dinheiro não, estou falando de ensinar às crianças que nos respeitem, que olhem para o professor com carinho, pois o nosso objetivo é prepara-los para situações da vida cotidiana, não apenas da vida profissional.
Eu amo o que faço, faço com orgulho e não trocaria minha Profissão de Pedagoga, por profissão nenhuma do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário